Solidariedade com o povo haitiano!

Publicado: janeiro 27, 2010 em Lutas Sociais

Solidarize-se com o povo haitiano!

http://www.mst.org.br/node/8949

Via Campesina conclama solidariedade ao povo haitiano

18 de janeiro de 2010

A Via Campesina Internacional anunciou no último sábado (18/1) a criação de um fundo solidário para ajudar o povo haitiano. Através de um comunicado, a organização faz um apelo de solidariedade, com a intenção de arrecadar fundos para a reconstrução do país caribenho.

Leia abaixo o comunicado.

Queridos/as companheiros, amigos e amigas,

Através deste comunicado, queremos mostrar nosso mais profundo pesar e nossa solidaridade com o povo haitiano, que há alguns dias foi surpreendido por um devastador terremoto que causou milhares de vítimas fatais, feridos e desaparecidos.

Queremos compartilhar nossa dor pela catástrofe e mandar um abraço solidário ao povo haitiano, especialmente aos nossos companheiros da Via Campesina no Haiti, que esperamos que se restabelecam brevemente desta difícil situação. Não em vão, cabe recordar a força e a determinação do povo do Haiti, que foi o primeiro em toda a América a abolir o sistema escravagista de forma autônoma e se manter assim ao longo do tempo.

Não podemos deixar de denunciar que os efeitos de qualquer catástrofe natural se agudizam sempre em contextos de pobreza, de vulnerabilidade e de exclusão. Somos conscientes de que estas forças da natureza não são controláveis nem previsíveis, e que estas não são responsabilidade da comunidade internacional. Porém, perguntamos como é possível que esta mesma comunidade internacional siga permitindo um mundo construído sobre semelhante injustiça e inequidade, a mesma que multiplica os efeitos destruidores e o número de vítimas de um terremoto como o que sofreu o Haiti?

A Via Campesina faz um chamado urgente de solidariedade internacional para com o povo do Haiti, com a intenção de conseguir todo o apoio econômico possível através dos movimentos sociais daquele país, concretamente através das organizações camponesas haitianas que são parte do movimento camponês internacional.

Esta é a conta bancária em que a Via Campesina centraliza o apoio econômico para aqueles que desejarem contribuir com o povo haitiano.

Titular da conta: ASOCIACIÓN LURBIDE – EL CAMINO DE LA TIERRA

Banco: IPAR KUTXA

Endereço: Gudari, 2 – AMOREBIETA (Bizkaia) – País Basco – Espanha

Nº da conta: 3084-0023-53-6400061004

IBAN: ES54 3084 0023 5364 0006 1004

Swift: CVRVES2B

Conceito: SOLIDARIDAD HAITÍ

Via Campesina

Saiba mais em: http://www.viacampesina.org

Anúncios

Os comentários estão desativados.